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Guia completo

para criar a

Jornada do Colaborador

  

SUMÁRIO

  

Que bom ter você conosco! 

Agradecemos seu interesse no nosso material 😊

Se você chegou aqui, é porque temos algumas coisas em comum: 


  1. Entendemos que a Jornada do Colaborador não é um assunto que deve ficar restrito a manuais de RH;
  2. Acreditamos que uma boa estratégia para gestão de pessoas pode oferecer benefícios a empresas e profissionais;
  3. Temos como missão construir experiências que agregam valor e tornam o ambiente de trabalho mais feliz e saudável


Através deste guia completo com dicas do RH da Feedz, você vai conhecer: o conceito da jornada do colaborador, suas etapas, como aplicar no dia a dia e um passo a passo para criar uma jornada que seja benéfica para sua empresa e seus funcionários.

E tem mais: nós também preparamos um template editável para que você possa aplicar o que aprendeu aqui e documentar todas etapas da Jornada do Colaborador.

Acesse o template editável!

Continue a leitura e saiba como estruturar essa ferramenta que vai mudar as experiências e os resultados da sua empresa. 

Let´s go! 😉

  

O que é a Jornada do Colaborador?

  

Muitas pessoas pensam que a Jornada do Colaborador só começa quando ele é contratado e acaba no momento do seu desligamento, mas não é bem assim.


Essa trajetória é composta por todas as interações que o colaborador tem com a empresa, desde o primeiro contato até o último, que pode ser após o seu desligamento.


Sim! É isso mesmo.

Vamos deixar nossa Head de Pessoas e Cultura, Camila Bonetti, explicar melhor.

“É importante esse recorte de interação, pois o fim da jornada é o fim do contato. Então, se temos uma pessoa desligada e ela participa de ações da empresa de alguma forma, ela ainda está dentro da jornada (Rede de Alumnis). Se uma pessoa foi contratada, mas ela conheceu a Feedz em 2019, a jornada de colaborador dela começou em 2019.”

Aqui cabe uma explicação sobre o conceito de Rede de Alumnis pontuado pela Cami: trata-se de um termo universalmente utilizado para identificar uma rede de pessoas que já passou por uma organização, mas que, posteriormente, mantém o networking.


Um exemplo de rede de alumni é quando um funcionário se desliga da empresa, mas indica um amigo para uma vaga futura ou participa de um Webinar, um bench, um freela


Vamos adiante, nos próximos tópicos você vai entender como funciona cada etapa da jornada.

  

  

O que é um mapa da Jornada do Colaborador?

  

Se a jornada do colaborador é o caminho que o funcionário percorre junto a empresa, o mapa é aquilo que vai guiar o RH durante todo o percurso, a fim de oferecer a melhor experiência e manter a estratégia.

O mapa é o conjunto de ações promovidas pela empresa e alinhadas aos objetivos do negócio; a rota que o funcionário vai traçar ao longo da sua trajetória na empresa.

Mas não é só isso, mapear a jornada do colaborador é uma estratégia de gestão, que tem por objetivo aumentar o engajamento dos profissionais, integrar as equipes, criar adaptação à cultura, aumentar a produtividade e reter talentos.

Dica: para ser benéfica, a jornada precisa ser acompanhada de perto pelo RH, que deve conhecer todos os passos estratégicos da empresa, a fim de acompanhar a evolução e o cumprimento das metas. 

  

  

Por que é importante criar seu próprio mapa da jornada do colaborador?

  

A dica da Camila Bonetti para você é que o mapa da jornada do colaborador seja criado para sua empresa baseado nas intenções e nos objetivos dela. Veja os exemplos da Cami:


👉Se o seu objetivo é captar os melhores talentos, sua jornada precisa ser mais focada nas etapas de atração e recrutamento e seleção. 

👉Se você quer contratar pessoas de nível júnior, é preciso ter uma atenção maior ao treinamento.

👉Se você quer ter uma rede de contatos mesmo com quem já saiu, preste atenção no offboarding. 

A resposta é simples:

O OBJETIVO

D E F I N E

SUA JORNADA

  

  

Passo a passo para criar um mapa da jornada do colaborador

  

Antes de tudo, você precisa definir quando essa jornada começa e quando ela termina. Como já falamos aqui, para nós, da Feedz, esse processo começa no primeiro contato e termina no último, que não precisa ser necessariamente o desligamento. 


A jornada do colaborador é particular para cada empresa, afinal, cada negócio possui seus processos internos. Porém, é possível criar uma “jornada base” que guia todos os colaboradores dentro das organizações.

Dito isso, podemos dizer que uma jornada do colaborador passa por:

  • Atração de talentos;
  • Recrutamento e seleção;
  • Onboarding e rampagem;
  • Treinamento e desenvolvimento.

Podendo ser finalizada em processos como:

  • Offboarding;
  • Desligamento;
  • Rede de alumnis.

Veja o exemplo de um mapa da Jornada do Colaborador na imagem abaixo e inspire-se:

Agora vamos detalhar cada etapa e te dar dicas valiosas sobre cada uma delas. 

Então, se prepare para anotar tudo! Vamos lá? 🤩

  

  

1.

Atração de talentos

  

Essa é a primeira etapa da jornada do colaborador, pois, geralmente, é neste momento que os profissionais entram em contato com a empresa pela primeira vez.


A atração está relacionada à forma como sua empresa desperta o interesse dos profissionais para que façam parte dela.


É também um dos grandes desafios do setor de RH, afinal, é importante atrair as pessoas certas para que haja sinergia dentro da empresa e para reduzir as chances de turnover

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Aí vão algumas dicas para

atrair os talentos certos:

  • tenha uma persona pré-definida para os seus processos seletivos;
  • lembre-se de dos valores da organização e escolha pessoas que tenham fit cultural com sua empresa, seja em técnica ou em comportamento;
  • elabore um bom programa de benefícios;
  • faça uma divulgação completa e atrativa das vagas nas redes sociais.

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Sobre o último tópico citado,

cabe aqui uma dica de amigo:

A não ser que sua empresa seja uma agência secreta, seja bem claro durante todas as fases do processo seletivo, inclusive na hora de divulgar as vagas.

  

Seleções bem construídas,

são aquelas rápidas,

com abordagens diretas e

sem mistérios em torno do

salário e dos benefícios

Lembre-se: se você quer realmente atrair, encantar e reter os melhores profissionais, trabalhe constantemente na construção de um ambiente de trabalho feliz, respeitoso, com incentivo à qualidade de vida e à valorização das pessoas. 


Não adianta ter a melhor estratégia e o melhor método se o clima organizacional e o ambiente de trabalho não for saudável.

  

  

  

2.

Recrutamento e seleção

  

Depois de atrair, chegou a hora de selecionar os melhores talentos. Vale a pena dedicar tempo e atenção a esta etapa, tá?


Comece verificando se as qualificações do candidato atendem às necessidades da vaga, mas não foque apenas nisso. 


É necessário conversar individualmente com os candidatos e verificar se ele se identifica com os valores e a cultura da empresa e a empresa com os deles. As competências comportamentais são tão importantes quanto as de cunho técnico.  


Lembre-se: não se preocupe apenas em analisar o candidato, mas em oferecer uma experiência memorável para ele durante o processo.

Seja ele contratado ou não, é preciso causar uma boa impressão e fazer a pessoa lembrar positivamente da sua marca.

  

Divida a seleção em etapas e selecione as pessoas mais adequadas à vaga para que prossigam no processo. Uma boa divisão pode ser:


  1. Envio de currículo, portfólio e um formulário com as perguntas básicas para preenchimento da vaga (conhecimento de ferramentas necessárias para desempenhar a função, perguntas sobre valores e cultura da pessoa, etc);
  2. Envio de teste para vaga - avaliação técnica;
  3. Bate-papo cultural (avaliação comportamental, hobbies, fit cultural e valores do candidato);
  4. Bate-papo com uma pessoa que possui a mesma função do candidato (feedbacks diretos sobre o teste, explicações sobre a rotina de trabalho, esclarecimentos técnicos);
  5. Conversa com o CEO da empresa. 


Esse é um modelo que aplicamos aqui na Feedz. Acreditamos que quanto mais conhecemos as pessoas, mais fácil é selecionar a pessoa certa para a vaga.

  

Tenha em mente que selecionar a pessoa certa vai evitar gastos, aumentar a produtividade da empresa e reduzir a rotatividade.

Lembre de enviar feedbacks, tanto para os que passarem para as próximas etapas quanto para os que não passarem. Clareza e empatia importam nos processos seletivos.

  

  

  

3.

Onboarding e Rampagem

  

Seleção de talento → check ✅

Contratação → check ✅


Agora partiu encantar os colaboradores nos seus primeiros passos dentro da empresa?

O onboarding é crucial nesse processo. Como o próprio nome diz, trata-se do embarque do profissional em uma nova cultura, em um novo universo corporativo.

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Temos esse material gratuito:

[Ebook + Template]

55 perguntas para uma

Pesquisa de Satisfação

de Onboarding

Acesse grátis!

Rampagem é o termo que define o período em que os funcionários estão se adequando ao novo ambiente de trabalho. 


Neste tempo, eles compreendem como usar as técnicas e ferramentas da organização e caminham para desenvolver seu melhor potencial.


Segundo a Glassdoor, quando o processo de onboarding e rampagem são bem estruturados e eficientes, podem aumentar a retenção de novos talentos em 82%. 


Incrível, né?

Durante esta etapa invista em:

  • oferecimento de cursos, talks e guias para as demandas do funcionário;
  • facilite o aprimoramento de habilidades;
  • molde comportamentos;
  • integre a pessoa à equipe;
  • orientação;
  • acompanhamento;
  • treinamento;
  • acolhimento.

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Com a ferramenta da Feedz, gestores e colaboradores podem usufruir de um processo de onboarding otimizado e ágil. 


Em poucos cliques você pode criar tópicos, adicionar atividades e acompanhar o desenvolvimento do colaborador em tempo real, deixando espaços para que ele comente cada atividade e apresente o que tem aprendido com elas.

Quer ver seu colaborador performando bem? Invista em uma integração bem feita.

Quanto mais assertivo for o seu onboarding, melhor será a rampagem e melhor será o resultado para toda empresa.

  

4.

Treinamento e desenvolvimento

  

Tendo feito um bom onboarding, o colaborador passa a atuar em seu posto, mas isso não quer dizer que a integração deve ficar de lado.


Para desenvolver e adaptar ainda mais o colaborador à cultura da empresa, é crucial ter o incentivo ao engajamento e treinamento como parte da jornada do colaborador. 


Sendo assim, é preciso ter estratégias aplicáveis para que o profissional tenha um ciclo de crescimento em sua carreira e na empresa.

É aí que você deve investir na criação de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).


É a mesma lógica do onboarding, mas com foco no aprimoramento do funcionário, de acordo com a percepção do seu líder direto. 


Nessa etapa, vale colocar dicas de livros, direcionamento para atitudes mais assertivas e específicas, treinamento na área de atuação do colaborador e definir um prazo para a finalização das atividades, como um trimestre, por exemplo.

  

A Jéssica Delgado, Analista de RH da Feedz sugere algumas dicas para esta etapa:



Achou muita coisa? Quando feito sem direcionamento e sem planejamento, de fato, é.

  

A Feedz pode te ajudar em cada uma dessas tarefas. Nossa ferramenta possui todas essas funcionalidades para facilitar o dia a dia do gestor e do colaborador.


A etapa de treinamento e desenvolvimento, aplicada através das dicas da Jessi, além de estratégica, é crucial para o desenvolvimento do funcionário e da empresa como um todo - e isso também se aplica aos líderes.


Jéssica explica a importância de treinar quem treina outras pessoas:

“Nós, do RH, nos apoiamos muito em pesquisas para entender as necessidades dos colaboradores e melhorar cada vez mais esse processo de capacitação, principalmente fornecendo treinamentos às lideranças sobre gestão”

Lembre-se de oferecer suporte e informação constantes para que seu colaborador seja capaz de performar e de ter autonomia em seus processos. Com isso, ele vai chegar ao próximo passo desta jornada, que é 👇

  

  

5.

Promoção, transição de carreira e novas responsabilidades

  

Seguindo os pontos que citamos anteriormente e aplicando as dicas, com certeza, você vai levar a empresa e os colaboradores para outro nível. 


Afinal, é importante que a empresa se preocupe de fato com as pessoas e faça com que elas se sintam parte do negócio e cada vez mais motivadas para suas entregas.


Uma vez engajados e afiados no conhecimento, na prática e nos resultados, chegou a hora de reconhecer seus talentos com novas responsabilidades.

  

Antes das promoções, é preciso criar um alicerce com:


  • a criação de uma cultura de feedbacks;
  • realização de pesquisas de satisfação;
  • diálogo aberto entre todos os setores;
  • boas estratégias de comunicação interna;
  • construir programas de carreira;
  • motivar e engajar equipes;
  • construir um ambiente saudável e capaz de reter talentos.

Empresas bem sucedidas são aquelas que criam um jornada para que seus colaboradores se mantenham em crescimento e desenvolvimento junto com o negócio.

  

  

6.

Offboarding, desligamento e rede de alumnis

  

Chegamos no último tópico da jornada do colaborador. 


A maioria das empresas acredita que a jornada termina com o desligamento, mas isso depende de cada cultura organizacional. 


Acreditamos que os motivos para o desligamento de profissionais são diversos e o encerramento deste ciclo precisa ser acompanhado


Em casos de pedidos de demissão, é importante entender a motivação e criar mecanismos para que as saídas não causem impactos para a empresa e seus times.

A nossa analista de RH, Jéssica Delgado, explica como a Feedz lida com a situação:

“Fazemos uma entrevista de desligamento, com perguntas sobre a percepção do colaborador sobre o período que passou aqui. Procuramos ter uma ótima relação com os que saíram da empresa, que estarão na nossa rede de alumnis”

  

Se você quer evitar desligamentos causados por insatisfação, aplique regularmente pesquisas de clima e pesquisas de satisfação e procure seguir as dicas que explicamos nos tópicos anteriores.


Ah, e uma dica de ouro: não centralize as informações em poucas pessoas.Tenha como pilar a clareza nos processos internos. 


Imagine que um colaborador que detém muitas informações importantes sobre um setor sai da empresa. Já pensou o quão impactante isso seria para seu negócio se apenas uma pessoa tivesse tal conhecimento?

Fazer com que seus colaboradores

tenham conhecimento acessível sobre os

processos da empresa gera confiança,

autonomia e produtividade.

  

  

A ferramenta completa para conduzir

cada etapa da Jornada do Colaborador

  

A Feedz te ajuda a conduzir todas as etapas da jornada do colaborador. Com a nossa ferramenta, você tem um espaço confiável e intuitivo para gerar resultados.


Quer aplicar todas essas dicas que mencionamos aqui sem que isso tome muito do seu tempo, de forma prática e ágil para gestores e colaboradores?

Solicite uma demonstração!

  

Confira 15 funcionalidades da Feedz para a Jornada do Colaborador

1 - Criação de onboarding estruturado e adaptado às necessidades da sua empresa;

2 - Um espaço para integrar novos colaboradores aos times;

3 - Termômetro de humor diário de cada colaborador;

4 - Elaboração de Planos de Desenvolvimento Individuais;

5 - Criação e gestão de OKRs de cada setor da empresa;

6 - Agendamento e acompanhamento de reuniões one on one;

7 - Troca de feedbacks;

8 - Criação e aplicação de pesquisas de clima organizacional;

9 - Criação e aplicação de pesquisas de satisfação interna;

10 - Pesquisas de engajamento;

11 - Ciclos de avaliação de desempenho;

12 - Acompanhamento em tempo real dos indicadores da empresa;

13 - Um mural de celebrações para reconhecer seus talentos diariamente;

14 - Um espaço para gerar engajamento através da gamificação;

15 - Uma ferramenta completa para alavancar os resultados da sua empresa.


Incrível, né? 😍

A Feedz já está presente em mais de 800 empresas pelo Brasil. Se você também quer criar a melhor Jornada do Colaborador e transformar os resultados da sua empresa, solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta agora mesmo e venha voar com a gente! 🚀

Feito com 💛 pela Feedz