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Guia definitivo da Avaliação de Desempenho

Olá! Que bom que você baixou esse material! 😍


Isso significa que, assim como nós aqui na Feedz, você deseja criar ambientes de trabalho mais felizes e com propósito.


A avaliação de desempenho (AD) tem um papel fundamental nesses dois sentidos, uma vez que torna possível para os colaboradores enxergarem seus pontos fortes e possibilidades de melhoria ao mesmo tempo que também prepara um caminho de crescimento e realização profissional.


Para as empresas, estruturar um processo de AD traz mais alinhamento, permite um acompanhamento mais próximo da jornada de cada colaborador, possibilita o crescimento dos funcionários e, consequentemente, da organização como um todo.

A fim de acompanhar as constantes mudanças no mercado de trabalho, este guia de AD está em constante processo de atualização e evolução. Com ele você vai:


🔵 Entender o que é Avaliação de Desempenho;

🔵 Aprender a estruturar um processo de AD;

🔵 Conhecer seus principais benefícios;

🔵Conhecer os tipos de avaliação de desempenho e como aplicá-los;

🔵Entender a importância de ter uma ferramenta de AD;

🔵Ter acesso a materiais de apoio.


Legal, né? Aproveite a leitura 🥰

Um breve contexto sobre a necessidade da Avaliação de Desempenho nas empresas

De acordo com a pesquisa da FIA Employee Experience (FEEx), um em cada cinco profissionais brasileiros sente falta de feedback por parte de seus gestores. Isso significa que existem funcionários que não estão sendo orientados ou capacitados para melhorar seu desempenho no trabalho.


As avaliações de desempenho trazem uma grande oportunidade de cada um melhorar, pois permite analisar os pontos fortes e de melhoria, traçar um plano de desenvolvimento e fazer o acompanhamento da evolução até o próximo ciclo.

Avaliar os funcionários traz vantagens para toda a empresa. 👍

Bora conferir alguns motivos pelos quais é importante conduzir avaliações de desempenho!

O que é uma avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho faz parte do processo de Gestão de Desempenho de uma empresa. 


É um processo periódico, sistemático e formal realizado por organizações para avaliar quantitativa e qualitativamente o desempenho profissional de seus colaboradores.


Se vai ser a primeira vez que sua empresa vai fazer uma avaliação de desempenho, recomendamos que não tente cobrir todas as competências, mas sim focar nas competências específicas. 

Lembre-se que fazer uma avaliação requer a participação de todos os colaboradores e é algo novo para eles, por isso você deve de forma gentil para participar da avaliação, sem provocá-los ou causar algum sentimento desconfortável, como medo ou angústia. 


Por isso é melhor começar pelo simples e avaliar as competências transversais na primeira vez. Dessa forma, será um processo mais amigável e a comunicação será melhor.

Como avaliar os colaboradores?

Medir o desempenho profissional dos funcionários é uma etapa essencial dentro de uma organização.


Muitas empresas optam pelas avaliações de desempenho clássicas, mas outras procuram formas mais dinâmicas de fazê-las. Em alguns casos, as empresas acreditam que as avaliações devem ser feitas o tempo todo e se baseiam em fornecer feedback contínuo, em vez de aprofundar as avaliações de desempenho de vez em quando. 


Se você está pensando em fazer uma avaliação de desempenho, aqui estão os tipos de avaliação que você pode usar:

Quando avaliar?

A avaliação pode ser feita em qualquer momento. O importante é definir o que está sendo avaliado e que tipo de informações se deseja obter dos colaboradores para focar da melhor maneira possível as perguntas. 

Em geral, o final do ano é um momento muito bom para avaliar como foi o período e com as informações obtidas vai ser possível gerar um plano ou estratégia para o próximo ano. 


Algumas empresas gostam de fazer uma avaliação semestral, outras preferem trimestralmente. Isso vai depender, novamente, da cultura organizacional. 


O importante é que, depois de obter as informações e análises de seus colaboradores, você gere feedbacks para orientar eles e para fornecer ferramentas que ajudem a melhorar seu desempenho profissional. 


É bom apoiar o crescimento dos colaboradores para que tenham uma oportunidade de melhoria que pode ser refletida no próximo ciclo de avaliação de desempenho.

Como estruturar uma avaliação de desempenho?

Antes de lançar uma avaliação de desempenho para os colaboradores, é importante saber o que você deseja avaliar e definir o modelo de gestão de desempenho.


Uma vez que você tenha decidido o motivo da avaliação e as métricas que deseja avaliar, é necessário estruturar as perguntas para atingir os objetivos propostos como organização. É muito importante que a pesquisa seja simples, concisa e que envolva todos na empresa.

[PASSO A PASSO] Como preparar as lideranças para a Avaliação de Desempenho

5 vantagens de fazer avaliações de desempenho 🥳

Medir o desempenho de seus colaboradores só traz benefícios. Inclusive, essa é uma oportunidade de aprimoramento para o colaborador e para aInclusive, essa é uma oportunidade de aprimoramento para o colaborador e para a cultura da empresa.

1. Contribui para o desenvolvimento profissional do colaborador 🚀

As empresas estão cada vez mais centradas nos colaboradores, visto que eles são o seu principal ativo. 


É por isso que antes de qualquer meta ou objetivo para cumprir, é preciso cuidar e atender quem vai trabalhar e alcançar os resultados almejados pela organização. 


A realização de avaliações de desempenho permite medir as capacidades e habilidades dos colaboradores. Assim, é possível orientá-los e capacitá-los para que possam se desenvolver pessoal e profissionalmente. 


Ao avaliar um colaborador, será possível comparar entre uma e outra avaliação como ele cresceu e como

conseguiu ter mais participação dentro da empresa ou melhorou na gestão das suas tarefas e responsabilidades. 


Uma avaliação não considera apenas o lado profissional de um colaborador, mas também como a pessoa é capaz de funcionar no ambiente de trabalho e suas habilidades sociais, como liderança, criatividade e capacidade de executar tarefas, entre muitas outras.


A avaliação vai ajudar o trabalhador a se desenvolver de forma técnica no seu trabalho e a desenvolver melhor as suas habilidades interpessoais e profissionais.

2. Aumenta a produtividade da empresa 🔧

Ao aplicar avaliações de desempenho, você não só terá melhores profissionais dentro da empresa, mas também aumentará a produtividade. Como mencionamos anteriormente, ao realizar uma avaliação de desempenho, você poderá medir as competências e habilidades profissionais que um colaborador possui e, assim, criar estratégias e planos de ação.

O colaborador vai receber tarefas objetivas que o ajudam a ordenar suas prioridades, trabalhar oportunidades de melhoria e reconhecer ou destacar pontos fortes. A produtividade aumentará à medida em que as equipes estiverem alinhadas, todas focadas no mesmo objetivo e trabalhando com base em suas melhores habilidades.

3. Cria espaços de comunicação 📢

Depois de realizar uma avaliação de desempenho, é essencial poder dar feedback. Muitos dos colaboradores acham que isso é algo negativo, pois acreditam que vão receber feedbacks críticos e não de crescimento. 


Aqui entra um ponto muito importante: é fundamental se comunicar de forma positiva e dar espaço à reflexão e à comunicação entre o colaborador e a sua liderança.


É muito comum as pessoas levarem comentários negativos para o lado pessoal e se sintam desconfortáveis. 

Por isso, o feedback deve ocorrer em um ambiente que proporcione confiança, que haja empatia e que os resultados obtidos na avaliação de desempenho sejam discutidos como oportunidades de melhoria e não como críticas pessoais. 


A comunicação e o feedback que vem após a avaliação de desempenho só vão abrir caminhos e melhorar os laços entre o líder e o colaborador, criar ambiente de trabalho saudável e também melhorar a comunicação entre os membros da equipe.

4. Aumenta a motivação e o compromisso dos colaboradores 🤩

Muitas vezes a motivação e o empenho de uma pessoa pelo seu trabalho se deve ao reconhecimento pelo seu trabalho e pelas competências que desempenha no dia a dia. 


Por isso, é importante a realização de avaliações de desempenho, visto que com isso é possível fazer uma

análise profunda do desempenho de cada colaborador e ver as conquistas que eles alcançaram separadamente.


Quanto mais um colaborador é reconhecido, maior é o seu comprometimento com a empresa e maior é a sua vontade de se desenvolver profissionalmente.

5. Prevenir e detectar problemas na empresa

A avaliação de desempenho não só permite analisar o desenvolvimento profissional dos funcionários de uma empresa, mas também fornece informações sobre como sua empresa está funcionando internamente.


Ou seja, como as pessoas estão trabalhando em suas respectivas áreas, como é a comunicação entre os departamentos e muitos outros pontos a serem considerados.

A avaliação de desempenho permite detectar e prevenir problemas que você pode não ter notado antes. 


Com a avaliação, você poderá analisar em profundidade como estão os colaboradores e que rumos a empresa está tomando a partir de determinados períodos de tempo. Você terá um controle maior e melhor sobre o que acontece e poderá evitar muitas dores de cabeça.

A melhor avaliação de desempenho é aquela que se adequa à realidade da sua empresa

Não existe uma forma exclusiva de fazer uma avaliação, nem existe um tempo definido para avaliar. Tudo dependerá da cultura organizacional da sua empresa.


Então, como fazer? Já vimos a importância e as vantagens que a avaliação de desempenho pode trazer para sua empresa e seus colaboradores. É hora de começar a planejar e colocar a mão na massa para aplicar uma avaliação de desempenho em sua organização. 

Aqui vamos guiar e ajudar você a decifrar como, quando, onde e por que avaliar seus colaboradores.


Se você está pensando em fazer uma avaliação de desempenho, aqui estão os tipos de avaliação que você pode usar:

9 Tipos de avaliações de desempenho:

Autoavaliação

É aquela avaliação em que o colaborador marca suas próprias capacidades e atuação no cargo. O objetivo é que ele avalie de forma suas tarefas diárias, motivação, produção e comunicação com a equipe.

Avaliação ascendente (270º)

É também conhecida como Avaliação de Desempenho 270 graus. Nesse tipo de avaliação, o objetivo é medir o desempenho das lideranças por sua equipe e dos liderados pelo chefe no dia a dia.

Avaliação Top-Down

Refere-se a uma avaliação que vai dos cargos mais altos para os mais baixos. Geralmente, ocorre entre o chefe e o colaborador, onde o primeiro avalia as capacidades e habilidades do segundo.


Avaliação 360º

Essa é uma avaliação mais completa, pois o colaborador é avaliado de forma ascendente, descendente e paralela. Isso significa que um colaborador é avaliado por seu chefe, por seus colegas e também pode avaliar seu chefe.

Avaliação por pares (180°)

Esse tipo de avaliação tenta medir o desempenho de um colaborador na perspectiva de seu chefe e de colegas com quem trabalha diariamente, horizontalmente. Não são consideradas as avaliações das pessoas que atuam na condição de colaborador.


Por exemplo, um chefe pode ser avaliado por outros gerentes de área e por seu próprio chefe, mas não pelas pessoas que ele lidera e que fazem parte de sua equipe.

9 box

É uma avaliação de potencial, que cruza o desempenho com o potencial do colaborador a partir de um quadrante de 9 caixas. A entrega do resultado é simples e classifica o colaborador em uma determinada característica.



No Blog da Feedz você encontra mais informações sobre a matriz nine box, e ainda pode baixar nosso modelo exclusivo para aplicar na sua empresa.



O que é uma avaliação de liderança?

A avaliação de liderança é uma metodologia utilizada para avaliar o desempenho individual dos líderes de uma empresa. Esse processo verifica os comportamentos e os resultados destes, entre outros aspectos que trarão feedbacks positivos e negativos.


Sendo assim, a avaliação de desempenho de liderança ajuda a instituição a identificar os pontos fortes e os pontos de melhoria, entregando uma visão sobre a organização e construindo líderes como um pilar estratégico na gestão de pessoas.







Avaliação de desempenho por competências

Esse tipo de avaliação tem como objetivo desenvolver competências que são essenciais para o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores em suas funções.



Por meio dela, é possível saber em qual momento o funcionário está quando o assunto é alinhamento aos objetivos e a cultura organizacional.


Algumas competências que podem ser avaliadas são: capacidade de liderança, gestão de tempo, criatividade, habilidades interpessoais etc.


Acesse as Planilhas Editáveis de

Avaliação de Desempenho


Avaliação de desempenho por Objetivos

Gerenciamento por objetivos — GPO (Management by Objectives – MBO), ou avaliação de desempenho por objetivos, é o método de avaliação de desempenho em que gestores e funcionários identificam, planejam, organizam e comunicam os objetivos a serem focados durante um período específico.


Após a definição das metas claras, os gerentes e liderados discutem periodicamente o progresso feito em atingir essas metas definidas.


O sucesso é medido em metas tangíveis e mensuráveis ​​com interação constante entre gestor e funcionário e os aspectos intangíveis como habilidades interpessoais não são considerados.


Esse método de avaliação de desempenho é ideal para empresas de todos os tamanhos e para cargos de alta gerência como diretores, executivos, etc.

Avaliação 360º na prática

Essa é a avaliação mais abrangente que pode ser realizada para medir o desempenho de seus colaboradores como um todo. 


Embora existam muitos tipos de avaliações de desempenho, queremos destacar uma das avaliações mais abrangentes e que hoje muitas empresas estão usando 


É uma avaliação que requer maior preparo em sua estrutura e orientação para os colaboradores.

O que é a Avaliação 360°?

A Avaliação 360° é uma ferramenta para avaliar o desempenho dos colaboradores. Ela permite obter informações sobre o seu desempenho de forma mais objetiva e completa, tendo diferentes pontos de vista que partem de:

1. Líder:

Avaliação de cima para baixo

2. Colegas: Avaliação

Paralela

3. Equipe:

Avaliação Ascendente

4. Clientes internos

Benefícios da avaliação 360º

É possível obter informações completas sobre cada funcionário sob diferentes perspectivas, gerando um resultado mais confiável e objetivo.


Os preconceitos que podem aparecer quando a avaliação depende de uma única pessoa são reduzidos.


A colaboração e a comunicação entre colegas de equipe e outras pessoas na empresa são aumentadas.

Melhora a percepção de justiça e transparência nos processos de avaliação.


➡ Identifica as necessidades de desenvolvimento dos colaboradores para a tomada de decisões estratégicas na gestão de talentos.

6 passos para realizar uma avaliação 360º?

1. Preparação:


Na primeira etapa, você deve definir seu modelo de avaliação, ou seja:

Competências: O primeiro passo é definir as competências e comportamentos a serem avaliados. Podem ser definidas competências transversais, que serão medidas em todos os colaboradores, e competências específicas por cargo. O valor mais recomendado é que cada competência inclua de 2 a 3 comportamentos.

Avaliadores: A seleção dos avaliadores é uma etapa fundamental, e deve ser realizada com rigor para que o processo atenda aos objetivos esperados. Deve-se garantir que os avaliadores de um colaborador conheçam seu trabalho diário e possam prestar contas de seu desempenho. Além disso, você deve cuidar do número de avaliações que cada colaborador terá que responder, de preferência não mais que 10.

Estágios do Processo e Prazos: É fundamental ter um cronograma das etapas e sua duração, todas alinhadas a todo o processo.

2. Comunicação


Definido o modelo, as etapas e os avaliadores, os participantes devem ser comunicados e sensibilizados sobre o objetivo, benefícios e etapas do processo, enfatizando como objetivo principal a busca de uma instância de melhoria para o desenvolvimento e crescimento profissional de cada um.

3. Processo de avaliação



Nessa fase, o processo é iniciado e os participantes concluem as avaliações atribuídas conforme apropriado. Nessa etapa, o papel do RH é monitorar o andamento de todas as avaliações, gerenciando o andamento de cada uma delas.

4. Verificação de resultados


Uma vez finalizado o processo de avaliação, os resultados obtidos de cada colaborador devem ser sintetizados em um relatório acessível, para que seja possível visualizar seu desempenho em termos globais e preparar a instância de feedback.

5. Feedback

O feedback é um dos marcos mais relevantes no processo de gestão de desempenho. Alguns aspectos relevantes a considerar são:


 Um feedback completo deve incluir pontos fortes (competências mais bem avaliadas), aspectos de melhoria (competências onde há oportunidades de melhoria) e pontos cegos (aquelas competências em que os avaliados e os avaliadores pensam de forma muito diferente).

Quanto mais visual for o feedback dos resultados, mais fácil será para o examinando entendê-los, por exemplo, usando gráficos.

É muito importante que todos os avaliados recebam seu feedback em uma reunião, na qual possam tirar dúvidas e receber suporte para construir seu plano de desenvolvimento.

6. Plano de ação

Uma vez entregue o feedback, para encerrar o processo, devem ser construídos planos de ação para cada avaliado. O objetivo desses planos é definir ações concretas que contribuam para trabalhar as oportunidades de melhoria identificadas no feedback.

É importante ter acompanhamento e monitoramento adequados em relação ao progresso dessas melhorias ao longo do tempo.

Entenda como a tecnologia ajuda você a gerenciar o desempenho dos funcionários

A tecnologia tornou possível automatizar tarefas e economizar tempo. Erros foram evitados e os mecanismos de cálculo ajudaram a tornar todos os resultados mais rápidos.


Com o avanço da tecnologia o processo de muitas tarefas administrativas que antes levavam dias ou meses para serem concluídas e analisadas, são feitas de forma muito mais ágil. 


Agilizar tarefas administrativas e obter relatórios confiáveis ​são os motivos pelos quais muitas empresas começaram a usar um software de gerenciamento de pessoas para realizar avaliações de desempenho em suas empresas.

Diga adeus às planilhas 👋


No passado, as avaliações eram feitas manualmente e um Excel era preenchido com todas as informações recebidas de cada colaborador e, em seguida, era feito um cruzamento das informações e os resultados eram obtidos. O processo era lento e muito confuso. 


Hoje, a tecnologia está a nosso favor e a maioria das empresas já utilizam softwares que permitem calcular os resultados de forma mais rápida e fácil. Quanto mais automatizado for o processo, melhor será. O que se pode querer mais que isso? Aqui estão 3 razões objetivas para realizar uma avaliação de desempenho com software de gestão de pessoas.

3 razões para usar um software para medir o desempenho de seus colaboradores

Automação do processo


Esqueça o preenchimento de formulários e a análise dos campos para obter um resultado. Com o software, todas essas tarefas são automatizadas e a plataforma facilita a execução de todas as etapas de uma avaliação. 


Você pode criar um modelo de perguntas personalizadas para seus colaboradores, com base nas necessidades que precisam ser medidas na organização. O software receberá e armazenará todas as respostas obtidas pelos colaboradores, gerando um histórico e permitindo comparar anos de desempenho posteriormente. 


Por outro lado, as análises são realizadas de forma automática, reunindo os dados e apresentando um relatório mais rápido e acessível.

Mantém a ordem na empresa


Com um software, ele irá organizar as avaliações de desempenho de sua empresa. Não só porque vai te ajudar a ter todas as informações em uma única plataforma, mas porque você pode agrupar as respostas às suas perguntas e analisá-las por seção, de acordo com números e observá-las em gráficos. 


Outro benefício é que você pode rever avaliações anteriores, comparar anos e analisar como os funcionários estão fazendo sua própria história de desenvolvimento profissional.

Uma plataforma amigável


As avaliações de desempenho às vezes possuem uma conotação negativa para os funcionários. Como o desempenho de todos no trabalho é medido, eles tendem a temer ou odiar esse tipo de situação. 


Por isso, quanto mais amigável e fácil for, melhor recepção você terá. Nesse cenário, o software ajuda muito para que a avaliação tenha um maior percentual de participação dos colaboradores e transmite maior confiança e comprometimento. 


A plataforma permite que a própria pesquisa seja muito mais acessível e amigável, tornando a forma de responder mais rápida e transparente.


20 motivos para utilizar a ferramenta de avaliação de desempenho da Feedz:

Transformar a força de trabalho em uma vantagem estratégica;

Alcançar os objetivos da empresa com clareza ;

Melhorar o desempenho e a produtividade dos funcionários;

Criar formulários de avaliação de desempenho flexíveis;

Personalizar os critérios, competências, pesos e pontuações da AD;

Melhorar o engajamento e retenção de funcionários;

Fornecer feedback em tempo real e eficaz para cada membro da equipe;

Aplicar um processo de avaliação de desempenho contínua;

Alinhar o desempenho individual com as metas organizacionais;

Aplicar avaliações 90°, 180° e 360°;

Oferecer insights sobre tarefas ineficazes;

Ter insights do desempenho dos colaboradores;

Identificar as necessidades de treinamento e desenvolvimento;

Alcançar os objetivos da empresa com clareza ;

Oferecer recompensas e reconhecimento por desempenho ;

Identificar quais colaboradores estão com desempenho acima ou abaixo da média nos critérios avaliados.

Reduzir em até 50% o tempo de criação, resposta e análise das suas avaliações de desempenho;

Ter a plataforma completa de avaliação de desempenho que é referência no mercado;

Definir e gerir metas;

Criar relatórios dentro da Feedz;

Dizer adeus às planilhas;


Conheça a Feedz 🦜


A Feedz é uma plataforma de recursos humanos que não só ajuda a centralizar as informações dos colaboradores da sua empresa. Também cuida de toda aquela área de gestão de talentos e pessoas que você procura hoje.


Ela se preocupa em fornecer todas as ferramentas necessárias para poder apoiar você no seu trabalho diário com seus colaboradores: apoiá-los, motivá-los e ajudá-los a crescer dentro da empresa.


A Feedz tem tudo o que você procura!


Ela oferece a possibilidade de gerar autoavaliações, para que uma pessoa possa refletir sobre seu trabalho, seus objetivos e sua motivação. Permite criar avaliações flexíveis, baseadas em objetivos, perguntas diretas ou por desempenho.


E o melhor é que as pesquisas não são tratadas apenas pela área de recursos humanos, mas podem ser concedidas autorizações para que líderes e gestores possam utilizar a ferramenta e avaliar sua equipe.


Você não vai se arrepender!


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