ㅤ
Em Julho de 2021, a Feedz conduziu um estudo no Brasil para medir os níveis relativos de engajamento e para identificar as condições de trabalho que têm maior probabilidade de impactar o comprometimento dos colaboradores.
Sabemos que, quando os funcionários não estão totalmente envolvidos, as organizações não conseguem se desenvolver plenamente.
Por isso, o tema principal de nossa pesquisa foi o engajamento.
O estudo se concentrou em aspectos que as organizações podem realmente fazer alguma coisa para mudar, em vez de coisas que geralmente estão fora do controle do empregador, como preocupações políticas ou individuais.
ㅤ
Foram
entrevistados
1129 trabalhadores
em tempo integral e parcial em todo o território brasileiro.
A pesquisa foi realizada pela Feedz em parceria com a Swile e Vittude entre os dias 14 a 28 de Julho.
Desses, 662 não são clientes da Feedz e 467 são clientes Feedz.
O perfil sócio-demográfico é mostrado nos gráficos abaixo.
Número de colaboradores
Cargos
Departamentos
Segmentos
ㅤ
ㅤ
ㅤ
Empresas onde os colaboradores têm pelo menos um amigo no trabalho, o eNPS é de 55, contra um eNPS de 22 para empresas onde os colaboradores não tem uma amizade no trabalho.
Organizações que fazem 1:1s regulares (semanal, quinzenal, e mensal) com seus times, tem o dobro de eNPS das organizações que não fazem 1:1.
Das pessoas que responderam que tem conversas frequentes com a sua liderança, 92% entendem o que é esperado delas no trabalho
Das pessoas que responderam que não tem conversas frequentes com a liderança, apenas 68% entendem o que é esperado delas no trabalho.
O pacote de benefícios afeta significativamente o eNPS de uma empresa. Empresas onde os colaboradores estão satisfeitos com os benefícios tem o eNPS 4 vezes maior do que empresas que os colaboradores não estão satisfeitos com seus benefícios.
Em média, eNPS de empresas que investem
em saúde emocional é =
72
Em média, eNPS de empresas que não investem em saúde emocional é =
16
ㅤ
ㅤ
Ao longo dessa pesquisa, você vai perceber que nós relacionamos o engajamento da equipe com o eNPS da empresa. Por mais que possa parecer lógico afirmar que quanto maior o eNPS maior o engajamento do colaborador, nós vamos explicar melhor.
O eNPS é uma métrica simples para saber a satisfação dos colaboradores, fazendo uma pergunta: “Qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa a um amigo ou colega?”.
Os colaboradores respondem escolhendo um número de 0 a 10, sendo 0 nada provável que recomende a empresa e 10 extremamente provável. Os funcionários são então classificados de acordo com as pontuações que deram:
“Detratores” são aqueles que deram nota de 0 a 6.
“Neutros” respondeu 7 ou 8.
E “Promotores” disseram 9 ou 10.
Em nossa pesquisa,
descobrimos que o
eNPS médio das
empresas é 52.
eNPS = 52
Promotores: 63%
Neutros: 26%
Detratores: 11%
Essa informação por si só, já gera alguns insights. Mas o eNPS não é perfeito. Como acontece com qualquer pesquisa de opinião, existe o perigo de a equipe não responder com sinceridade - especialmente se achar que pode ter algum tipo de retaliação.
É por isso que é tão importante garantir que as respostas sejam anônimas e deixar isso claro para os funcionários. No entanto, por si só, o eNPS pode não ser um reflexo preciso do engajamento dos colaboradores porque ele não nos diz o que os colaboradores gostam ao trabalhar para a sua empresa e o que não gostam.
Sem esse conhecimento, não é possível efetuar mudanças positivas.
ㅤ
A nossa pesquisa surgiu exatamente nesse contexto. Pois, para se aprofundar nas questões subjacentes, é preciso fazer algumas perguntas adicionais.
Por isso, nós fizemos o trabalho pesado de criar essas perguntas, abrir a pesquisa para respostas a nível nacional e cruzar os dados do eNPS com as perguntas adicionais.
Agora, com os insights gerados dessa pesquisa, é possível que empresas de todos os segmentos consigam agir de acordo com os dados e melhorar suas ações para aumentar o engajamento dos seus colaboradores.
Quer ter essa pesquisa sempre com você?
ㅤ
ㅤ
ㅤ
A Feedz é uma plataforma completa para engajamento e desempenho de colaboradores, com todas as ferramentas para gestão de pessoas em um só lugar: avaliação de desempenho, pesquisa de clima por pulsos, feedback, reuniões 1x1, reconhecimento, PDI, termômetro de humor, comunicados e tudo isso gamificado. Empodere RHs e Gestores, construa equipes de alta performance e retenha talentos.
Feito com 💙 pela Feedz
Ilustrações by Freepik