Pesquisa | Felicidade Corporativa e Futuro do Trabalho

Em novembro de 2022, a Feedz e a Reconnect se reuniram para conduzir uma pesquisa a fim de entender como as empresas estão cuidando da felicidade e do bem-estar dos seus colaboradores. 


Sabemos que, nos últimos anos, o mercado enfrentou diversas mudanças impulsionadas pela pandemia como: a mudança nos modelos de trabalho, aumento nos casos de doenças ocupacionais e psicossomáticas e a necessidade de um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. 

Pensando nisso, o nosso estudo buscou compreender como está o cenário atual da Felicidade Corporativa e o Futuro do Trabalho no Brasil.  


A Feedz é uma startup que oferece soluções tecnológicas para criar ambientes de trabalho mais felizes através do engajamento e retenção de talentos. 


A Reconnect é uma empresa especializada em serviços voltados à felicidade corporativa e liderança positiva.

Confira os resultados desta pesquisa

176 profissionais foram entrevistados

em território brasileiro.


Sendo 55,6% destes em papéis de liderança (gestores, diretores ou CEOs) e 44,4% pessoas colaboradoras.


O perfil sócio-demográfico é mostrado nos gráficos a seguir.

Número de colaboradores

Cargos

Segmentos



10 insights que a pesquisa nos trouxe

Conversamos com entrevistados sobre temas como bem-estar no trabalho, reconhecimento profissional, qualidade de vida, propósito, inclusão e desenvolvimento pessoal. 


Confira os resultados e o que podemos aprender com eles:

1.

Cerca de 85% dos pedidos de demissão acontecem por questões financeiras, falta de reconhecimento e conexão com a cultura da empresa

Perguntamos aos entrevistados o que os levaria a se desligar do seu atual emprego e o que eles têm visto como os maiores motivadores dos pedidos de demissão em seus ambientes de trabalho. 


🟡 41% das pessoas responderam que costumam pedir demissão porque recebem uma proposta financeira melhor;

🟡 22% por discordar das atitudes da liderança;

🟡 e 22% porque se sentem desconectados com o propósito da empresa ou não se sentem reconhecidas. 


Dicas práticas para a sua empresa 💡

Depois da pandemia, as organizações passaram a prestar mais atenção no bem-estar dos seus colaboradores. A partir de agora, é importante considerar a satisfação integral da equipe. Ou seja, bem-estar físico, mental e também financeiro. 


Saiba mais em:


👉 O papel do RH e do gestor na saúde financeira do colaborador

👉 Salário emocional: o que é + [4 benefícios de implementar hoje]


2.

Flexibilidade e qualidade de vida são as grandes prioridades dos colaboradores

Perguntamos “o que é mais importante para você no trabalho?” 


Veja as repostas:


🟡 para 25% flexibilidade e qualidade de vida são essenciais;

🟡 21,6% disse que reconhecimento e valorização do trabalho feito é o mais importante;

🟡 e cerca de 15% afirmou que trabalhar em uma empresa com os mesmos valores que os seus é o que faz a diferença.

Dicas práticas para a sua empresa 💡

Você sabia que, atualmente, a possibilidade de trabalhar remotamente ou de forma híbrida é mais valorizada que a remuneração? Esteja atento às mudanças de comportamento e estilo de vida e - acima de tudo - ouça seus colaboradores, isso terá impacto positivo no seu ambiente de trabalho.


Os colaboradores querem mais do que um bom salário e benefícios (sim, isso é o mínimo, não tudo), as pessoas querem qualidade de vida e o reconhecimento de uma empresa que tenha a ver com seus valores e que traga significado às suas vidas.


Como você tem celebrado e agradecido o empenho das pessoas, importa muito. Pense nisso! 


3.

As pessoas não querem se sobrecarregar e o fenômeno “quiet quitting” é real

Em uma tradução mais direta, esse termo quer dizer “desistência silenciosa” ou “demissão silenciosa” e está em alta nos debates sobre o futuro do trabalho. 


Esse conceito implica dizer que o profissional tomou a decisão de limitar suas tarefas àquelas estritamente necessárias dentro da sua função e escopo de trabalho, evitando longas jornadas e sobrecarga. 


Essa “virada de chave” visa estabelecer limites claros entre vida profissional e pessoal. E, por mais que pareça, isso não quer dizer que a pessoa deseja ser demitida, mas que busca ter mais equilíbrio nas suas demandas. 

A nossa pesquisa constatou que, enquanto cerca de 50% dos colaboradores se sentem engajados no trabalho, a outra metade se sente sobrecarregada ou apática. Isso explica o fenômeno "quiet quitting'', que tem acontecido globalmente. 


A nossa pergunta foi “Como você se sente em relação ao trabalho atualmente?” e as respostas foram:  

Dicas práticas para a sua empresa 💡

Você está em busca de profissionais mais engajados e realizados? É preciso ouvi-los e entender quais seriam as melhores ações para fazer isso acontecer na prática. 


Uma pesquisa de satisfação interna é o melhor caminho para começar. Invista nisso, os próprios colaboradores podem te melhorar. 


👉 Entenda em: O que é e como fazer uma pesquisa de satisfação interna


4.

Um ambiente de trabalho com reconhecimento e boas relações faz toda a diferença

Nós acreditamos que felicidade no trabalho é coisa séria, mas que podemos fazer nossas atividades com alegria e leveza, sentindo satisfação em todo o processo.

Para entender esse contexto em outras empresas, perguntamos aos entrevistados se eles se sentem reconhecidos, respeitados e ouvidos em suas organizações, então:


🟡 64,2% responderam que se sentem assim frequentemente;

🟡 24,4% em momentos específicos;

🟡 e 11,4% raramente ou nunca se sentem assim. 

Pensando em alinhar a pauta trabalho + propósito de vida, também perguntamos se as pessoas acham importante usar seus dons e talentos no trabalho.


🟡 75,6% concordam 

🟡 9,6% discordam

Questionamos também se elas encontram significado naquilo que fazem: 


🟡 70,5% responderam que sim

🟡 e 15,9% que não.

Sobre ter relações positivas dentro do contexto de trabalho: 


🟡 64,8% disseram que possuem

🟡 15,4% que não.


O que esses dados nos dizem? 📊

Passou o tempo em que buscar um trabalho para pagar as contas era o suficiente. Hoje, importa muito nutrir boas relações, encontrar sentido e propósito no que fazemos e nos sentirmos valorizados por isso. 

Um estudo feito pelo International Stress Management Association identificou que, dentre as maiores causas de estresse no ambiente de trabalho, a falta de reconhecimento chega a ocupar 89% dos casos. 


5.

O trabalho realizado precisa ter significado e propósito

Como vimos acima, para cerca de 70% dos profissionais, as suas funções no trabalho precisam de significado e propósito. E mais de 75% disseram achar importante o uso dos seus dons, talentos e forças naquilo que fazem.


No contexto pós-pandemia, as pessoas passaram a refletir mais sobre suas vidas e tarefas diárias e isso representa um aspecto importante na felicidade corporativa. 

Grande parte reconhece a importância de um trabalho que faça sentido com seus valores e crenças e deseja um ambiente onde possam usar aquilo que têm de melhor. Isso é uma realidade na sua empresa?


6.

A liderança possui uma grande responsabilidade quando o assunto é turnover

Perguntamos aos entrevistados se eles planejam mudar de empresa em 2023 e as respostas foram as seguintes:


🔵 39,2% querem manter tudo como está (continuar na mesma empresa, evoluindo, aperfeiçoando as habilidades, etc);

🔵 23,9% falam em mudar de empresa;

🔵 20,5% deseja continuar na mesma empresa, desde que sejam promovidos ou mudem de áreas;

🔵 13,1% desejam continuar na mesma empresa, desde que a liderança mude as atitudes ou mude o líder.

Ou seja, grande parte das pessoas que desejam mudar de empresa e uma grande parcela pensa em fazer isso por causa da liderança.

Isso quer dizer que, se a empresa deseja reter seus talentos, é preciso conscientizar a liderança da importância de seu papel no engajamento, motivação e felicidade da equipe. 

E também priorizar o desenvolvimento de pessoas, apoiando-as em sua evolução e progressão de carreira. 


Leia: 

➡️ Liderança humanizada: como criar e manter uma

➡️ Liderança: o que é, quais são os tipos e como descobrir o seu


7.

Felicidade e bem-estar precisam fazer parte da realidade das empresas

Mais do que um conceito abstrato, a felicidade e o bem-estar precisam estar presentes nos ambientes de trabalho e em práticas do dia a dia.


Agora vamos aos dados. 


Quando o assunto é felicidade e bem-estar, os colaboradores nos disseram que:

🔵 41,5% estão em empresas que realmente tem ações voltadas para isso;

🔵 35,8% diz que suas empresas têm ações, mas não tem prática diária;

🔵 22,7% dizem que suas empresas nem discutem esse tema. 


E quanto às suas lideranças, os resultados foram: 

🔵 51% diz que o líder direto se preocupa e mostra isso com suas atitudes;

🔵 29,5% que o líder diz que se preocupa, não apoia os colaboradores, na prática;

🔵 e 19,3% que o líder nem menciona esses temas.


Para nossa reflexão 💡

Sabemos que houve um avanço no debate sobre bem-estar no trabalho, principalmente com a pandemia, mas ainda há a necessidade de uma evolução para que as empresas tomem ações práticas e contínuas, não apenas em datas específicas como setembro amarelo, por exemplo.


Mais de 58% dos colaboradores afirmam que as empresas não se preocupam verdadeiramente em criar e manter um ambiente de trabalho saudável.

Se você deseja diminuir esse número, aí vão algumas dicas práticas:


➡️ conscientize sua liderança sobre o assunto;

➡️ crie uma cultura de feedbacks;

➡️ monte um calendário com ações anuais voltadas para esse assunto;

➡️ realize pesquisas de satisfação interna.


8.

É preciso desenvolver os colaboradores através de feedbacks

Acreditamos que o feedback não deve se restringir a apontar erros, mas sim, desenvolver as pessoas. 


Pensando nisso, perguntamos aos entrevistados: nos últimos 3 meses, você deu ou recebeu feedback sobre desenvolvimento e desempenho? 


🔵 69,9% disseram que sim

🔵 e 30,1% que não

Insights sobre o assunto 💡

É preciso entender a importância do feedback para o acompanhamento da evolução de cada profissional. 


As reuniões 1:1, a avaliação de desempenho, a construção de um plano de desenvolvimento individual (PDI) também são momentos para o desenvolvimento e a troca de feedbacks;


Os líderes precisam estar próximos à equipe, celebrando os avanços em suas jornadas, reconhecendo os colaboradores e atuando de forma mais saudável e positiva.


Entenda mais em:


👉 Feedback: O que é? + [exemplos de feedback prontos]

👉Feedback de desenvolvimento: o que é e 10 exemplos de como dar


9.

Ter um processo de avaliação de desempenho bem estruturado é uma necessidade urgente

Existem diversos tipos e objetivos de avaliação de desempenho (AD), mas independente da metodologia, aplicá-la é um processo fundamental para melhorar a produtividade, fornecer feedbacks estruturados, criar planos de desenvolvimento para cada colaborador e tomar decisões importantes como promoções, por exemplo. 


Nesse sentido, nós perguntamos aos entrevistados: 


Quão efetivo é o processo de AD da sua empresa? 


As respostas foram:


🔵 34,1% definiu como eficaz;

🔵 40,9% como pouco efetivo/ineficaz

🔵 e 20,5% disse que não tem processo de AD estruturado. 

Ou seja, mais de 60% das empresas ainda não têm um processo bem estruturado de AD ou ainda não descobriu a importância da avaliação de desempenho. 

Se você deseja aplicar a AD na sua empresa, a melhor estratégia é contar com a tecnologia e acompanhar os dados em tempo real, evitando a burocracia de processos manuais, planilhas, pastas e arquivos que podem ser perdidos ou corrompidos. 




Saiba mais em: 


➡️ Avaliação de Desempenho: O que é e como fazer + [Guia completo]

➡️ Case sobre avaliação de desempenho: Feedz e Sync Softwares


10.

O RH e as lideranças são os maiores responsáveis pelo reconhecimento dos funcionários

Como você viu, um ponto que se destaca nesta pesquisa é a importância de reconhecer os colaboradores por suas ideias, ações e entregas. 

E isso tem tudo a ver com produtividade, redução da rotatividade e aumento do engajamento dos funcionários.

Sendo assim, para reconhecer as pessoas colaboradoras e aumentar a felicidade no ambiente de trabalho, você pode aplicar essas dicas práticas: 

➡️ Felicidade no trabalho: como alcançá-la e seus benefícios

➡️ 13 ideias para reconhecimento de funcionários

A Reconnect Happiness at Work é especializada em felicidade no trabalho e liderança positiva. 


O propósito da empresa é criar culturas corporativas mais saudáveis e com mais significado, ajudando a transformar pessoas para influenciarem positivamente o ambiente e a sociedade em que estão inseridas. 


Conta com palestras, Certificação Internacional Chief Happiness Officer, Liderança Positiva, Mindset de Felicidade para RHs e mais!

Conheça a Reconnect

A Feedz é uma ferramenta usada por mais de 1000 empresas e 150 mil pessoas em todo país. 


Voltada para digitalização de processos do RH e departamento pessoal, ela é conhecida no mercado como a melhor opção para aumentar o engajamento de colaboradores e criar ambientes de trabalho mais felizes. 


Se você se identificou com os resultados desta pesquisa e deseja transformar a sua empresa com a ajuda da tecnologia, solicite uma demonstração gratuita da Feedz! 



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Feito com 💙 por Feedz e Reconnect